[Pesquisar este blog]

segunda-feira, 13 de julho de 2020

A importância de saber programar

Hoje em dia estamos cercados por computadores e não apenas aqueles, com telas e teclados, que as pessoas usam no trabalho, no estudo e até no lazer. Mas por muitos outros, disfarçados e escondidos dentro de outras máquinas e equipamentos, que estão por toda parte.



Isso acontece por conta da grande evolução da eletrônica e das técnicas de fabricação de circuitos integrados, de maneira que hoje é barato construir dispositivos eletrônicos dotados de microprocessadores. 

Um microprocessador é uma pequena máquina capaz de executar várias tarefas simples e diferentes, como cálculos, comparações ou a movimentação de dados. Cada tarefa tem um código, de maneira que podemos combinar sequências destes códigos, que chamamos de instruções, para realizarmos tarefas mais longas ou mais complicadas.

Programar é definir estas sequências de instruções para resolvermos problemas diferentes. Os microprocessadores e seus programas podem ser conectados com outros componentes e dispositivos, eletrônicos, elétricos, mecânicos e hidráulicos, de maneira que é possível construir coisas simples ou muito complexas.

Equipamentos simples são rádios-relógio, fornos de microondas, elevadores dos edifícios e alarmes residenciais. Coisas mais interessantes são como as impressoras multifuncionais e 3D; televisões que navegam na internet; os equipamentos médicos; controladores industriais; e, é claro, os computadores pessoais.

Outro exemplo são os automóveis, que possuem muitos microprocessadores em seus sistemas de frenagem ABS, de injeção eletrônica, do câmbio automático, das centrais multimídia para entretenimento e navegação GPS, além de outros para controle de conforto como regulagem de bancos, ar condicionado, iluminação e outras preferências.

E os exemplos não param por aí, pois temos as redes de caixas eletrônicos dos bancos; os sistemas de automação industrial, comercial e residencial; de geração, transmissão e distribuição de energia; além dos muitos outros  sistemas telecomunicações. 

Ao invés de construir uma máquina ou equipamento específico para cada problema que temos, usamos, tanto quanto possível, a eletrônica e o microprocessadores, genéricos e mais baratos, mas que são muito versáteis porquê podem ser programados. A telefonia mostra isso, pois cada celular é, de fato, um pequeno computador, no qual convergiram o telefone, máquina fotográfica, filmadora, calculadora, jogos e mais, tudo por meio da programação. 

Então, da mesma maneira que existem inúmeras possibilidades de aplicação dos microprocessadores e dos computadores; existe um mercado enorme para tais equipamentos e, com isso, muita procura por profissionais que possam trabalhar em seu projeto, construção e aplicação.

Nenhum comentário: