[Pesquisar este blog]

sábado, 28 de junho de 2014

Proteja-se com Senhas Fortes

O que aconteceria se suas senhas fossem violadas? Suas senhas são adequadas? Infelizmente muitas pessoas, apesar de saberem a importância disso, têm hábitos de segurança ruins.

É comum usarmos email, contas bancárias, redes sociais e serviços na internet. Todos são protegidos por senhas para impedir que estranhos acessem nossos recursos financeiros e dados pessoais. Por isso, utilizar uma mesma senha para todos esses expõe seu proprietário a um risco muito grande. A desculpa mais frequente é a dificuldade para se criar senhas diferentes e boas e, é claro, lembrar de todas!

A força de uma senha é a dificuldade para experimentar todas as suas possibilidades. Uma senha numérica de 4 dígitos, comum em cartões de débito, tem força baixíssima: suas 10mil combinações podem ser testadas em poucos segundos por um computador comum. É o bloqueio do cartão, após três tentativas incorretas, que confere proteção real. Mas senhas de serviços da internet, em geral, podem ser experimentadas muitas vezes, expondo seu proprietário a um risco de invasão.

A solução para se proteger é bem simples e envolve três práticas essenciais!

Crie senhas fortes.

Se possível escolha senhas longas. Quanto maiores, melhor. Uma senha com 12 letras, como carroamarelo, usa palavras comuns, é fácil de lembrar, mas não muito segura. Substituir algumas letras por números e acrescentar um caractere especial, como c4rro-4m4relo, cria uma boa senha. Mas usar vários símbolos, maiúsculas e minúsculas, como c4RRo-4M4relo#, cria uma ótima senha que não é difícil de lembrar.

Troque as senhas periodicamente.

Dá trabalho, é chato, mas essencial. Isto inviabiliza até mesmo os planos de meliantes que estejam de olho em você.

Não reuse senhas.

Cada serviço e dispositivo deve ter senhas distintas. Se uma delas for violada, o restante permanece seguro. Existem bons programas gratuitos para celular e tablet que ajudam a gerenciar senhas.


Segurança é um hábito. Pratique!

Para saber mais