[Pesquisar este blog]

quarta-feira, 29 de julho de 2015

Java - Guia do Programador - 3a. Edição

Acaba de ser lançada a 3a edição do meu livro Java - Guia do Programador!
Java - Guia do Programador - 3a. Edição

O livro, uma edição revisada e ampliada, trata o desenvolvimento de aplicações com uso da plataforma Java 8. Aborda detalhadamente os elementos da programação Java, com destaque para os conceitos de programação orientada a objetos e também aspectos da construção de software comercial.

O material é dividido em quatro partes, onde se destacam os vários tópicos voltados para as novidades do Java 8, marcados a seguir com [J8].

A primeira parte fala sobre o Java, sua origem e características, concentrando-se na estrutura e sintaxe da linguagem Java, ou seja, a organização dos programas Java, tipos de dados, variáveis, operadores, expressões, diretivas, escopo, arrays e entrada e saída. Trata também da programação orientada a objetos, abordando a definição de classes, visibilidade, instanciação de objetos, sobrecarga, herança, sobreposição, classes internas, classes anônimas, classes abstratas, polimorfismo, interfaces, interfaces funcionais [J8], referências para métodos [J8], genéricos e expressões lambda [J8].

A segunda parte mostra a construção de aplicações gráficas ou graphical user interfaces - GUI - com uso de componentes Swing, gerenciadores de layout, eventos e listeners.

Na terceira parte são tratados elementos essenciais para o possibilitar o desenvolvimento de aplicações comerciais, ou seja, discute a importante API das coleções, das streams para coleções [J8] e das operações de filter/map/reduce [J8]. Também mostra o emprego de threads na construção de programas multitarefa. O uso de arquivos e acesso a bancos de dados também está incluído.

Finalmente na quarta parte são encontradas técnicas para comunicação e troca de dados, em rede local ou internet, com uso de sockets e datagramas, na forma de aplicações cliente/servidor utilizando praticamente todos os elementos vistos nas seções anteriores.

O livro contém quase 300 exemplos completos, comentados em detalhe, muitos fragmentos de código prontos para uso, além de diagramas diversos, telas dos programas e mais de uma centena de resumos da API Java. Inclui também mais de 120 exercícios de revisão.

Desta maneira, o texto cobre o conteúdo essencial para as certificações Oracle Certified Associate (OCA) e Oracle Certified Professional (OCP) para as últimas versões do Java, ou seja, Java SE 7 e SE 8.

Mais detalhes, assim como o material de apoio, estão disponíveis no site da Novatec:
http://www.novatec.com.br/livros/javaguia3ed/