[Pesquisar este blog]

segunda-feira, 15 de outubro de 2018

Power BI 101

Durante a Semana de Tecnologia 2018 da FATEC Jundiaí, tive a oportunidade de falar um pouco sobre o Microsoft Power BI, uma ferramenta muito conveniente que combina facilidade de uso com ótimos recursos para visualização de dados.

Com a massificação do consumo da Tecnologia da Informação, ou sua consumerisation, a quantidade de dados disponíveis aumenta dez vezes a cada cinco anos, dos quais 27% são oriundos de mídias sociais e 85% são novos tipos, isto é, conteúdos diferentes. É por isso que o fenômeno do big data não é uma preocupação teórica, constituindo uma realidade, pois cada ser humano adulto do planeta possui, em média, mais de quatro dispositivos conectados.

A alta disponibilidade de dados deveria impulsionar as empresas na organização e construção de um sistema moderno de gerenciamento de informações, pois isto pode, segundo previsões do Gartner Institute, proporcionar resultados financeiros até 20% maiores do que seus concorrentes que não tomarem tal ação.

Neste cenário, a Inteligência de Negócios (ou Business Intelligence) pode ser vista como um conjunto de técnicas e ferramentas destinados à auxiliar a transformação de dados brutos, disponíveis em grandes quantidades, em informações significativas e úteis que possibilitem uma análise mais aprofundada do negócio.

Assim, a Inteligência de Negócios constitui um conjunto de ações de coleta, de organização, de análise e de monitoramento de dados que, depois de tratados, organizados e analisados, possibilitam uma melhor tomada de decisões de negócio. A Inteligência de Negócios também permite avaliar se as decisões tomadas, assim como as ações e investimentos decorrentes destas decisões, estão trazendo bons resultados.

Os objetivos da Inteligência de Negócios podem ser sumarizados como:
  • Sistematizar a coleta e organização de dados, em grande volumes (empregando datawarehouses e datamarts), processando dados estruturados e dados não estruturados.
  • Permitir uma fácil interpretação de grandes volumes de dados, com uso de técnicas de data visualization, graphical analysis, data mining e forecasting.
  • Identificar novas oportunidades de negócios.
  • Implementar estratégias mais efetivas baseadas nos resultados da análise dos dados.
Como o trabalho envolvido na Inteligência de Negócios é complexo, é muito necessário utilizar ferramentas adequadas. Aqui surge o Microsoft Power Business Intelligence, ou apenas Power BI, considerada uma das 10 melhores ferramentas de BI.

Na apresentação abaixo temos uma pequena introdução ao PowerBI, que mostra como carregar dados, criar visualizações e painéis (dashboard) que podem ser compartilhados e visualizados em qualquer dispositivo.



Espero que este material seja útil!

Para aprender mais


Nenhum comentário: