[Pesquisar este blog]

domingo, 13 de dezembro de 2015

Desenvolvimento Profissional e Carreira

Você sabia que existem tipos diferentes de carreiras profissionais? Carreira linear, em Y e até mesmo em W? O pensar e planejar a carreira são importantes, pois todos almejam a plena realização pessoal e profissional!

Uma carreira é um percurso rumo a um objetivo profissional, mas determinado por razões pessoais, em geral motivados pelos desejos de realização e de sentido para vida. É parte da busca de nossa felicidade. Embora não possamos prever o futuro, o planejamento da carreira e a preparação antecipada contribuem muito, pois passamos boa parte de nossas vidas no trabalho.

Uma carreira linear é uma sucessão de ocupações considerada natural. No início os aprendizes e estagiários, que evoluem para funções de natureza júnior, onde as pessoas trabalham com menor independência e sob supervisão. Com o passar do tempo, o amadurecimento profissional conciliado com mais educação formal, permitem galgar posições ditas plenas e depois seniores, sempre com maior autonomia. Nestas últimas é comum que o profissional passe, progressivamente, a coordenar, supervisionar e, finalmente, gerenciar, ascendendo a posições formais de comando, de cunho executivo e de maiores encargos. A cada uma dessas transições para funções de maiores responsabilidades espera-se a conquista de maiores remunerações e, eventualmente, outros benefícios. Uma carreira assim é vista como uma trajetória de sucesso.

Mas nem todos desejam ou querem tais posições de comando, a despeito dos ganhos ou da ideia de sucesso ali contida. É aqui que surge a carreira em Y, que contém uma bifurcação para a evolução em termos de superespecialização técnica ou de gestão organizacional. Mas isto é assunto para uma próxima conversa!

Este texto marca o lançamento do capítulo O Y da Carreira, no livro Competências Profissionais no dia 12/12/2015 em Jundiaí-SP, publicado também no Em Foco, informativo semanal do Grupo Anchieta.

Para Saber Mais