[Pesquisar este blog]

terça-feira, 11 de março de 2014

Virtualização

Você sabia que o setor de Tecnologia da Informação no mundo produz tanto ou mais emissões de CO2 do que aviação comercial? Pois é, o consumo de energia elétrica deste segmento é altíssimo, a ponto de equiparar seu impacto ambiental com outros setores vistos como menos sofisticados.

Neste cenário surge a virtualização, uma tecnologia emergente destinada a permitir que diversos servidores possam funcionar compartilhando um mesmo equipamento físico, reduzindo o consumo de energia elétrica e outros gastos associados.

Virtualizar é o ato de criar uma versão virtual de algo, como uma plataforma de hardware, um servidor, um sistema operacional, um dispositivo de armazenamento ou uma rede de computador. Os softwares de virtualização podem dividir um recurso para prover seu uso em múltiplos ambientes; ou consolidar vários recursos de maneira que sejam tratados como algo único.

Embora estas técnicas tenham sido originadas nos anos 1960, na última década tornaram-se uma estratégia fundamental para organizar datacenters (as novas versões dos antigos centros de processamento de dados). Um servidor tradicional trabalha com grande ociosidade na maior parte do tempo, pois é dimensionado para atender os horários de pico. Assim o consumo de energia é maior do que efetivamente necessário.

Com a virtualização, um servidor de capacidades maiores pode hospedar vários servidores (máquinas) virtuais, o que chamamos consolidação de servidores, explorando melhor os recursos disponíveis, reduzindo a ociosidade e o consumo total de energia, além de requisitar menos espaço e esforço de manutenção.

Assim a virtualização permite reduzir os custos de operação com menor impacto ambiental, o que é ainda melhor.

Nenhum comentário: