[Pesquisar este blog]

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

O mundo dos aplicativos

Customização! Esta é a característica chave das plataformas de sucesso de celulares e tablets. Quando o proprietário destes dispositivos acessa uma loja on-line para realizar o download de um aplicativo, ele está, na verdade, realizando uma customização para atender melhor suas necessidades de trabalho ou lazer.

Aplicativos são programas construídos para facilitar algum aspecto da vida do dono do equipamento, como uma calculadora, um conversor de moedas ou medidas, um jogo ou um gerenciador de projetos.

Ao invés do fabricante "adivinhar" o pacote ideal de aplicativos de um equipamento, basta fornecer alguns básicos e prover um mecanismo para instalação de novos, aumentando muito as possibilidades de uso dos modelos lançados, pois cada usuário adapta seu dispositivo às suas necessidades.

Como aplicativos mais sofisticados exigem hardware mais potente, a customização impulsionou o lançamento de modelos com processadores mais velozes, maior capacidade de memória e com telas maiores, mais sensíveis e de maior resolução.

O sucesso dos aparelhos iPhone, Android e recentemente do WindowsPhone se deve a combinação de facilidade de uso, potencial de customização e a disponibilidade de ferramentas de desenvolvimento. Outra sacada é que os marketplaces destes fabricantes são abertos, ou seja, comercializam aplicativos desenvolvidos por outras empresas ou desenvolvedores individuais, repassando a maior parte das receitas obtidas.

Assim qualquer programador pode construir aplicativos, disponibilizá-los gratuitamente ou vende-los nas lojas virtuais. Além dos ganhos financeiros, aumenta a empregabilidade no mundo dos smart devices. Fique ligado!


Nenhum comentário: