Uma nova tendência na área da Tecnologia da Informação é a tecnologia vestível (wearable) que está movimentando o mercado com a oferta de relógios, pulseiras, colares e óculos inteligentes, entre outros equipamentos que podem ser usados como peças de vestuário.
Os relógios estão no centro desta movimentação por causa de lançamentos como Apple Watch, além de concorrentes de peso, como Motorola Moto360 e Samsung Gear Fit. Com capacidades que vão além de mostrar horas, como troca de SMS, monitoramento de atividades físicas, exibição customizada de informações e execução de músicas; a ideia central é que o usuário possa, confortável e continuamente, receber as informações que necessita ou deseja.
Segundo a empresa de pesquisa IDC somente em 2014 foram vendidos mais de 21 milhões de aparelhos vestíveis no mundo, em sua maioria relógios inteligentes. Parece pouco, mas com preços que vão de US$ 100 a US$ 17 mil, o faturamento deste nicho de mercado ultrapassou 5 bilhões de dólares, antecipando os volumes de vendas anteriormente previstos.
Outra pesquisa realizada nas 7 maiores economias globais (Alemanha, Brasil, China, EUA, França, Reino Unido e Japão) pelo Morgan Stanley Group mostra que 25% das pessoas consultadas está disposta a pagar de US$ 201 a US$ 300 por um dispositivo destes. Revela ainda que mais sensores, mais conforto, maior potencial de computação, além de informações mais confiáveis são fatores que poderiam motivar o aumento do uso dos wearable.
Embora seja difícil acertar os gostos e desejos deste público exigente, existe um potencial enorme neste mercado que consome aplicativos e serviços, gera oportunidades de trabalho e empreendimentos, sem contar que a ficção científica anda se tornando realidade!
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