A programação orientada a objetos, ou apenas POO, é a técnica dominante no desenvolvimento de software. Como todo programador projeta software, consciente ou inconscientemente, é importante que tenha domínio pleno dos conceitos da orientação a objetos (OO) e das técnicas fundamentais de sua programação.
Para tratar todos os conceitos necessários, provendo alguns exemplos, o material foi dividido em partes, cada qual com seu conjunto próprio de lições, publicadas em posts separados.
- Parte I -- POO Fundamental
- Características
- Objetos, Tipos e Classes
- Criação de Objetos
- Atributos
- Métodos
- Sobrecarga
- Construtores
- Encapsulamento
- Métodos de Acesso e Alteração
- Pacotes e Namespaces
- Autorreferência this
- Exceções e seu Lançamento
- Tratamento de Exceções
- Parte II -- POO Plena
- Objetos que usam objetos
- Associações
- Associações: Composição de objetos
- Associações: Agregação de objetos
- Especificadores e Modificadores
- Membros Estáticos
- Herança Simples
- Sobreposição
- Herança Múltipla
- Polimorfismo
- Polimorfismo, upcasting e downcasting
- Novo Classes Internas e Anônimas
- Parte III -- POO Avançada
- Tratamento Avançado de Exceções
- Classes Abstratas
- Interfaces
- Hierarquia de Classes
- Classes genéricas
- Expressões Lambda
- Padrões de Projeto
Finalmente, os exemplos utilizarão a linguagem de programação Java e também C#, para contemplar um conjunto maior de interesses.
Um comentário:
Parabéns pela iniciativa Prof. Peter. Já divulguei para os meus alunos.
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